Estudante Sempre

sexta-feira, setembro 29, 2006

Difícil decidir


Hoje terminei a atividade 3 Teorias e Conceitos do Proa 06 (por sinal atrasada, com tanta correria não foi possível realizá-la antes). Não é fácil decidir que teoria escolher, principalmente quando a gente não conhece muito de cada uma. Fizemos um pequeno grupo de estudos (de duas pessoas), lemos o que conseguimos a respeito das teorias e nos detivemos um pouco mais em duas: o Construtivismo (Piaget) e Pedagogia Histórico Crítica.Ambas fazem parte de nossas vidas, a primeira constante todo dias nas nossas atividades de especialização e a segunda em nossas escolas.Cada uma com suas concepções.
A teoria Construtivista diz que não nascemos sabendo as coisas, a aprendizagem não é um processo passivo, construímos nossos conhecimentos em nossas interações com pessoas e objetos, de acordo com nossas possibilidades de interesses. Fala da interação, assimilação, acomodação, construção do conhecimento.
Na Pedagogia Histórico Critica a prática pedagógica propõe uma interação entre conteúdo e realidade concreta, visando a transformação da sociedade.
Há tanta coisa a ser lida e entendida ainda que não me atrevo a escrever muito, porém é só o começo de muita leitura e acredito de muito trabalho. Por enquanto tento tirar o melhor do que há das duas.

3 Comments:

Postar um comentário

<< Home