Estudante Sempre

segunda-feira, setembro 04, 2006

"A noite todos os gatos são pardos"

Após leitura de algumas informações a respeito dos olhos e ouvidos (atividade proa 4) eu e minha colega Rosi descobrimos o porque do ditado popular "a noite todos os gatos são pardos"... escrevemos um pouco mais!
Tanto os olhos quanto os ouvidos influenciam diretamente na aquisição/construção do conhecimento, pois mexem com o universo pessoal. O olho é um sensor muito poderoso, tem a função de captar a luz, captar e formar imagens e enviar ao cérebro. Este por sua vez desvenda formas, relevos, movimentos e cores. O olho possui cones (menos sensíveis) e bastonetes (mais sensíveis), células que quando estimuladas pela luz permitem a visão das cores. As cores melhoram o ambiente, dão conforto, bem estar e aumentam a produtividade, pois tem a ação de impressionar, expressar e construir. Tem forte influência no comportamento dos seres humanos, tanto que é usado na tratamento de doenças (cromoterapia). A noite, ou em ambientes pouco iluminados, apenas os bastonetes (incapazes de distinguir as cores) são estimulados, vemos razoavelmente bem, mas não distinguimos suas cores, daí o ditado "a noite todos os gatos são pardos".
O ouvido capta o som das ondas e transforma em energia sonora, hidráulica, elétrica e transmite ao cérebro. O volume, forte ou fraco, dependendo da amplitude, e o tom, grave ou agudo, dependendo da freqüência, interferem na vida das pessoas. Ambientes com diferentes sons provocam diferentes sensações, podem acalmar, relaxar, estimular a aprendizagem. Quando muito altos e constantes podem irritar, estressar, causar problemas sérios. O som afeta o emocional da pessoas. Observa-se que a maioria das escolas se preocupam com os ambientes. Nas salas de aula as cores são leves, lados e fundos sem grandes contrastes (cores inadequadas podem causar cansaço visual e estimular o estresse), iluminação e ventilação adequadas, não ficam perto de locais barulhentos (quadras, rua, etc., quando isso acontece os problemas aumentam). Essa organização dos ambientes influencia diretamente na aprendizagem, nossos sentidos dão a resposta, positiva ou não. Alunos com dificuldade visual e auditiva devem ser percebidos na sala e trabalhados na perspectiva de solução desse problema, pois a aprendizagem ocorre com todos, o que precisamos é proporcionar condições.
Participamos de um seminário de Educação Infantil no dia 31/08 onde professores evidenciaram a importância do ambiente escolar e a influência no comportamento e aprendizagens.