Estudante Sempre

quinta-feira, julho 13, 2006

Textos/ Projetos de Aprendizagem/ Mapa Conceitual

Os textos "Qual é o Problema?", "Construindo Projetos em Ambientes Informatizados", "Autoria????" e "Características dos Projetos de Aprendizagem" trouxe a discussão como entendemos determinados conceitos, a importância de entendê-los de forma mais clara. Essa troca que ocorre durante tais discussões é muito rica, leva a muitas reflexões, inclusive mexe com conceitos tidos como certos.
A elaboração do Mapa Conceitual a respeito do Projeto de Aprendizagem sempre faz com que se pense muito a respeito de todo o processo. O que nos parece óbvio em um determinado momento, após análise mais profunda e discussão nem sempre é, que todo projeto possui uma abertura para ser melhorado.
O trabalho em equipe, que o mapa conceitual exige, nem sempre é fácil, são opiniões e formas de encaminhamentos diferentes. Achei interessante. Vejo que tenho muito a aprender.

Frustração: perda por duas vezes do mapa conceitual em fase final, a máquina resolveu morrer. Nosso grupo (Ivonete, Édena, Claudete e Edilaine) está sem mapa... por enquanto... vamos fazê-lo posteriormente.

No processo de escolha de "perguntas" gostaria de ter trabalhado minha própria pergunta, mas também achei interessante "Quais as possibilidades de integração da TV digital com outras mídias?"
Então... estamos trabalhando!
No início parecia fácil a elaboração das "certezas provisórias" e"dúvidas temporárias" mas... gostamos de viajar... e as idéias nem sempre combinam... enfim...
Com o auxílio dos professores, o encaminhamento ficou mais claro. Direcionamos o trabalho e criamos o mapa conceitual, com certa dificuldade, pois a idéia de organograma insiste em aparecer. É necessário pensar muito para fechar uma idéia com duas palavras, um conector e fazer com que as sequências fiquem também independentes e ao mesmo ligadas.

1 Comments:

  • At 12:12 PM, Blogger Suzana Gutierrez said…

    Ivonete

    As dificuldades nos ensinam a paciência e a criatividade. Estes entornos digitais que pensamos tão eficientes, às vezes, nos pregam peças :)
    abraço,

    Suzana Gutierrez

     

Postar um comentário

<< Home