Estudante Sempre

sábado, julho 29, 2006

Pensando...

Lendo o texto "Conteúdos: Para quê? Por quê?" (Beatriz C. Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa), alguns trechos me chamaram a atenção:
"Se os temas devem ser propostos pelos alunos, será que eles abrangerão todas as áreas do conhecimento?"
"...reflexão acerca da posiçao do professor em relação ao trabalho em sala de aula".
Hoje, da forma como se trabalha...
"Os alunos aproveitam o que aprenderam no seu dia a dia? Há garantias de que os conteúdos especificado na grade programática são no mundo do trabalho?"

Quando se discute
Projetos de Aprendizagem, a discussão vai muito além de uma mudança na forma de se trabalhar... é a mudança de concepção e mudar concepções não é fácil.
Acredito que a maioria dos educadores vêem a necessidade de mudança. Mas esse mudar implica num comprometimento bem maior, muito mais estudo, esforço, dedicação, reflexão, doação, discussão, "dor de cabeça", trocas e mais trocas, enfrentamento. Alguns nem sabem por onde começar. Isso me deixa muito inquieta, pois andamos lentamente.
Penso que para utilização dos P.As, precisamos estar mais preparados em todos os sentidos para não cometermos os mesmos erros do passado, quando da tentativa do uso de projetos (claro que o encaminhamento foi outro)... alguns educadores estão desacreditados e podem pensar que é mais um modismo. Daí a necessidade de um trabalho muito sério, firme, com os pés no chão.
Acredito que os PAs devem ser introduzidos aos poucos, até que a compreensão aconteça, até que se entenda que o conhecimento pode e deve ser construído juntos, que nele está o currículo, que nele está contemplado conteúdos de vestibular ...


1 Comments:

  • At 9:32 AM, Blogger Jozemar Robassa Júnior said…

    IVONETE

    Bom dia, hoje dia 07 de agosto consegui arrumar um micro do CRTE para poder postar. Comprei um livro sobre tv interativa, só estou esperando chegar. entre no site: www.unaberta.ufsc.br

     

Postar um comentário

<< Home